Como IA - Inteligência Artifical e Big Data impactam nas duas decisões?

Thamires da Cruz Costa
22 de jul. de 2025
É isso o que a IA - Inteligência Artificial com Big Data faz para você, ou seria por você?
Bom, até aqui tudo muito lindo, e eu diria até, tudo bem artificial. Precisamos ir a fundo, com informações mais densas para desmistificar o uso da IA - Inteligência Artificial com Big Data no Brasil e no mundo.
E acredite, essa é uma super ferramenta. Se você ainda não sabe a importância e a relevância do uso da IA com Big Data, certamente está nadando contra a maré. Ou seja, no bom e velho português, você está perdendo tempo (e dinheiro)!
Da teoria à prática: é mesmo possível fazer algo com IA e Big Data?
Vamos usar o exemplo do Google.
A empresa percebeu que tinha um grande volume de dados, e que eles não “cabiam” em um único servidor. Sabendo que servidores quebram eventualmente e que não existiam mecanismos que pudessem armazenar estas informações não estruturadas ou estruturadas de forma horizontal.
O Google precisava:
Gravar grandes volumes de dados não-estruturados (páginas HTML);
Processar essas páginas para buscar links e o PageRank das páginas de acordo com as citações dos links;
Criar um mecanismo de busca que utilizasse regras de busca textual (TF-IDF) mas que, ao mesmo tempo, aceitasse uma espécie de score boosting nas páginas com maior PageRank.
O que o Google criou ou fez?
GFS – Google File System: um sistema de arquivo distribuído entre vários servidores que dividia os arquivos em blocos e, posteriormente, gravava cada bloco repetido em 3 máquinas diferentes para diminuir a chance de perda de dados;
MapReduce: criou um framework que facilitava aos desenvolvedores extrair informações de dados armazenados no GFS – Google File System, de forma paralelizada para aumentar a velocidade.
Ainda em 2003 e 2004, os Engenheiros do Google publicaram diversos artigos sobre o GFS e sobre o MapReduce.
Outro caso que marcou a concorrência veio do Yahoo. Acompanhe os fatos:
Em 2005, o Yahoo! enfrentava forte concorrência e resolveu criar o próprio mecanismo de busca.
Desenvolve projetos Open Source como o Nutch, um crawler que lia, armazenava e indexava páginas na web.
Se deparou com o mesmo problema do Google: os servidores quebram!
A solução
Desenvolveu um novo sistema baseado nos artigos publicados pelos engenheiros do Google.
Criou o HADOOP Distributed File System, ou HDFS (HDFS + MapReduce).
O projeto cresceu e melhorou rapidamente, e foi publicado com uma licença Open Source da Fundação Apache.
Surgiu também um Banco de Dados NoSQL batizado de HBase inspirado em outro projeto do Google, o BigTable.
A grande questão aqui, meus amigos, é como transformar de modo eficaz, eficiente e confiável, dados relevantes em informações úteis no menor espaço de tempo?
Essa é a grande sacada do negócio Big Data e é por isso que sou um exímio defensor do seu uso, e agora com IA - Inteligência Artificial que processa essas informações e faz o Analytics de forma automática para você e sua empresa.
IA com Big Data significa produtividade, assertividade, gestão e ação em tempo recorde. É compreensão de volume e variedade com velocidade. É a veracidade e o valor para uma empresa e para os negócios.
Dito isso, preciso dizer que ser agente de transformação para empresas mais eficientes no processo de decisão, é o que me move! É nisso que eu realmente acredito quando penso ou falo em big data.
Aliás iOpera está aí para comprovar isso.
E para finalizar este artigo, apresento alguns cases que apontam na prática o uso de IA com Big Data. Acompanhe:
UNESCO: utilizando IA com Big Data está ajudando São Paulo e os esportes.
Levantamento dos 350 Centros Esportivos de São Paulo;
Apresentação de todas as Escolas, Academias, Universidades, Teatros, Empresas, etc, dentro da área do raio de atuação;
Relatório no detalhe de todas as informações das empresas de interesse.
Telebras: uma empresa pública/privada – tem utilizado a IA com Business Analytics e os conceitos de Big Data da iOpera para utilizar todo o potencial de consumo de sua infraestrutura de rede;
Onde investir e instalar novas redes para que tipo de público;
Como utilizar os leads altamente qualificados e enviar por meio dos SmartPhones da força de vendas.
Ceratti: dobrou suas vendas (aumento em 115%) num ano difícil. Utilizando IA e Big Data da iOpera, com a geração de leads qualificados a Ceratti superou a crise e continua crescendo através de sua força de vendas direta e indireta através de seus distribuidores.
Telefônica: acompanhe o resultado em 10 meses utilizando a IA com BIG DATA da iOpera.
Aumentou em 23 Milhões suas vendas.
Vendendo onde consegue entregar em até 24 horas,
Fazendo UpSell nos Grupos Econômicos onde já possui ao menos um cliente.
Apesar de ter apresentado aqui o tema IA com Big Data, ele vive em constante evolução. No entanto, é imprescindível que você entenda que o Big Data utiliza IA - inteligência artificial para simplificar dados, ou seja, traça o perfil de um cliente, por exemplo. Sabendo exatamente o que o cliente deseja, você pode oferecer o produto/solução mais adequado para ele.
Em outras palavras, você tem o poder de tomar decisões mais assertivas no menor espaço de tempo, otimizando sua rotina e seus negócios.
Para saber mais, entre em contato com a gente!