iOpera participa do GT ENCAT em São Luis do Maranhão

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

A iOpera participou do GT ENCAT  (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), que foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2016, na Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão – SEFAZ, em São Luís/MA.
A apresentação da iOpera iniciou apresentando a Curva de Laffer, onde o grande economista Americano Arthur Laffer provou matematicamente até onde o governo consegue aumentar as taxas de impostos sem diminuir às receitas, ou seja, até onde um país consegue pagar de impostos mantendo o crescimento da economia como um todo.
iopera_curva-laffer
 
Por exemplo:
1) se a taxa de impostos de um país é 0% (zero por cento) o governo não recebe nada; logo o ponto inicial da curva é (0%,0);
 
2) se o governo cobra de impostos 100% (cem por cento) nenhuma empresa irá se constituir ou trabalhar, pois todo o dinheiro será confiscado, logo o ponto final da curva é (100%,0).
 
Trazido a luz esses esclarecimentos, o professor Arthur Laffer provou que o ponto máximo onde uma economia cresce é de 33%! (trinta e três por cento)!
iopera-curva-laffer-33
 
Ou seja, traduzindo o que foi provado matematicamente a partir de 33% (trinta e três por cento) de carga tributária as empresas param de investir e consequentemente o governo perde receita ao invés de aumentar as receitas.
 
Posto isso a iOpera apresentou de que forma o Big Data pode ajudar o governo Brasileiro a reduzir as altas taxas de carga tributária hoje impostas as empresas brasileiras que já ultrapassa os 33% (trinta e três por cento).
iopera-reducao-de-fraudes
 
Com as tecnologias da iOpera utilizando Big Data o governo pode reduzir as fraudes, aumentar a arrecadação, melhorar e direcionar a fiscalização,
 
Melhorar a urbanização das cidades, entender às propostas de expansão, melhor entendimento do Mercado Brasileiro e finalmente entender os zoneamentos.
 
 
 
Estavam presentes mais de 20 (vinte) secretários de fazenda de vários estados brasileiros reunidos com o objetivo de obter conhecimento sobre tecnologias que permitam melhorar os procedimentos de arrecadação em todos os estados da federação do Brasil.
iopera_bigdata-8_2
 
 
iopera_bigdata-11_2

Valêncio Garcia

Valêncio Garcia

Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Post Relacionados