Encontro do Grupo de Práticas em Inteligência de Mercado
O GPIM – Grupo de Práticas em Inteligência de Mercado é um grupo exclusivo, formado por gestores e especialistas em inteligência de mercado e inteligência de vendas de empresas como Bosch, 3M, Caixa Econômica Federal, Syngenta, Mapfre, Tigre, Unimed, Intercement, Oba, entre outras.
O encontro do GPIM no dia 5 de abril teve como tema “A transformação digital e o impacto na inteligência de mercado”.
Otávio Azevedo, Global Head of Marketing da Moove – dona da marca Mobil e cliente iOpera – apresentou o case “Uso do big data para mapeamento de mercado, expansão e captação de novos clientes: o caso de sucesso da Mobil”, em que ele detalhou como foi estruturada a área de inteligência de mercado da Moove, a importância da área de inteligência para o negócio e, também, como foi estruturado o projeto de big data iOpera Neoway na organização.
Maurício Conti, M.Sc. e diretor de novos negócios da iOpera, apresentou o tema “Digital Transformation – O impacto do big data na inteligência de mercado”, em que mostrou como a transformação digital possibilitou as áreas de inteligência das corporações terem acesso a informações muito preciosas sobre os clientes, os prospects e o marketplace em geral. E também sobre como as áreas de inteligência são importantes para a construção da estratégia de Digital Business Transformation das organizações.
Segundo relatório da consultoria IDC, até o final de 2017 dois terços das G2000, as duas mil maiores empresas globais, terão o Digital Business Transformation como o centro da estratégia corporativa.
Até 2018, segundo a IDC, 80% das empresas B2C e 60% das empresas B2B terão experiências omnicanal para clientes, parceiros e colaboradores.
Nesta mesma apresentação a iOpera trouxe um depoimento de Lee Miles, Head CEMEA da Red Hat, afirmando que “o Big Data renomeou o ‘I’ de CIO para ‘Innovation’: Chief Innovation Officer”. As áreas de inteligência, de marketing e de TI precisam estar de braços dados neste processo da transformação digital.