Eu não sei se todos sabem, mas entre as tantas faces de Valêncio Garcia, se destacam a de professor e de estratégias de vendas. Diante disso, não posso negar a importância de saber como calcular o custo de aquisição de clientes, CAC. Certo?
Pois bem, se para você essa conta ainda não fecha e você ainda não sabe exatamente o custo de aquisição do seu cliente, certamente sua empresa ou negócio está “descompensado”.
Entre as estratégias de marketing e vendas de uma empresa, um dos dados mais importantes é saber o quanto custa um cliente adquirido. Da mesma forma, saber como calcular o custo da aquisição do cliente, é de extrema importância.
Investindo tempo e responsabilidade no custo de aquisição do cliente (CAC), pode ser definitivo para os seus negócios.
A composição do CAC
Em 16 de maio de 2020 publicamos um artigo do site da iOpera intitulado: Vendas e Marketing a 4º Revolução Industrial. O artigo, bastante completo, trouxe à tona os impactos da tecnologia no modo de vender e conquistar clientes. Em especial o subtítulo: A Inteligência Artificial na 4ª (quarta) Revolução Industrial, é revelador.
Estou justamente citando este artigo para falar um pouco sobre o CAC.
Sabe-se que a tecnologia e o digital aumentaram consideravelmente o custo de aquisição do cliente.
O CAC é uma das principais métricas de marketing e vendas, pois demonstra o quanto a empresa está gastando ou investindo para conseguir um novo cliente.
De acordo com reportagem do Money Times, o espaço digital está cada vez mais concorrido. O cálculo do CAC é diretamente impactado.
Dessa forma, o custo de aquisição de clientes no digital aumentou muito, forçando empresas a usarem a criatividade para manter a atenção do cliente.
A questão dos multicanais também alterou o custo de aquisição dos clientes, uma vez que um canal completa o outro até a realização da venda.
Mas afinal, como calcular o CAC?
Basicamente o cálculo do CAC é baseado na divisão “perfeita” entre o total de investimentos e o número de clientes efetivos. Mas neste caso não é tão simples assim.
O CAC é influenciado por diversos fatores, como por exemplo: ferramentas de marketing e automação, treinamentos e viagens para formação do vendedor, campanhas e mídias, além é claro, do salário do vendedor e suas respectivas comissões.
Em tese, o cálculo do CAC deve ser menor que o ticket médio do cliente. O que significa que um novo cliente deve custar 50,00 tendo como ticket médio 100,00. Ou seja, o saldo é positivo.
De forma geral, o CAC é = SOMATÓRIA de todas as despesas de Marketing + Vendas / Quantidade Total Clientes. Esse número nos dá uma noção do quanto precisamos investir em marketing e vendas para adquirir um cliente (um novo cliente).
Diante desta realidade, mais uma vez, eu venho falar da importância do big data para as empresas.
É preciso entender como calcular o CAC, e mais que isso, é preciso entender que o uso e a aplicação de Big Data aos negócios pode baixar significativamente o custo de aquisição do cliente, tornando as decisões mais assertivas, principalmente no que diz respeito ao comportamento de compra do cliente.
Como o uso de big data é possível otimizar equipes e reduzir custos. Basta estar aberto para a inovação tecnológica que o big data propõe.
E para finalizar, coloco toda a nossa equipe a disposição para falarmos mais sobre como o big data pode mudar a rotina da sua empresa e otimizar o custo de aquisição de clientes, via iOpera.
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