Cliente ideal: confira 5 dicas para conquistar os seus

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Vamos falar a verdade: o sonho de todo vendedor é encontrar um cliente em potencial. Por isso listei 5 dicas para conquistar o cliente ideal.
5 dicas para conquistar o cliente ideal.
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Vamos falar a verdade: o sonho de todo vendedor é encontrar um cliente em potencial. Por isso listei 5 dicas para conquistar o cliente ideal.

Atenção: esse conteúdo não é parte do manual da venda de sucesso, mas facilmente poderia ser.

Por isso anote tudo e acompanhe as 5 dicas para conquistar um cliente em potencial:

Dica 01: Abandone sua zona de conforto

Sair da zona de conforto é, sem sombra de dúvida, a melhor opção para vender mais e melhor. Você precisa conhecer seu mercado para encontrar seu cliente ideal, e isso exige um certo esforço.

Então, se você está preparado para seguir a diante, encontrar e identificar seu cliente ideal fica mais fácil. 

Dica 02: Planeje suas ações

Quando você conhece o seu mercado e planeja suas ações, criar um produto direcionado para este cliente torna-se mais assertivo. No entanto, você precisa saber exatamente qual é o plano para atingir sua meta. Então comece pelo básico: o que você quer e onde quer chegar? Conquistar o cliente ideal é parte disso. 

Dica 03: Faça com que seu cliente entenda a necessidade de ter seu produto

O primeiro passo para que um cliente compre algo, é a necessidade de adquirir um produto ou serviço. Neste sentido, muitas vezes, um cliente não sabe exatamente o que precisa. Por isso, possibilitar a ele conhecer o seu negócio e/ou produto, e ainda fazer com que ele entenda essa necessidade, é parte da conquista.

Quando Steve Jobs criou o iPad, ele foi torrencialmente criticado por investir tempo, tecnologia e dinheiro em algo que não seria vendido. Foi preciso pouquíssimo tempo (e uma porção de marketing) para que o seu público consumidor entendesse a necessidade de usar um produto até então pouco conhecido como o tablet. 

Dica 04: Tenha o marketing como seu aliado

Se você ainda não sabia, eu te conto: seu marketing e suas vendas estão diretamente conectados com o sucesso do seu negócio. Por isso, pode apostar que uma boa comunicação contribuirá e muito para atrair o seu público-alvo.

Mantenha a mesma identidade visual e o mesmo tom de voz em seu site, comunicados, anúncios, ações, eventos, e e-mail marketing. Tão importante quanto estar com a comunicação em dia, é proporcionar a interação em seus ambientes digitais. Sua presença digital é importante, mas para que ela faça sentido, é preciso responder aos possíveis clientes e gerar conteúdo de qualidade.

Quando seu cliente consome o seu conteúdo, ele ainda não sabe, mas ele já comprou o seu produto. E essa aproximação é importantíssima. 

Dica 05: Big Data, use a tecnologia a seu favor

Big Data é uma solução e tanto quando o assunto é encontrar o cliente ideal. Com dados de todo o mercado, fazer o funil de vendas e identificar o cliente que tem comportamento de compra favorável ao seu negócio pode simplificar o trabalho de toda sua equipe comercial em busca do cliente. 

O uso de big data no seu negócio, reflete no CAC – custo de aquisição do cliente, otimiza as tarefas da sua equipe, por isso permite que ela fique liberada somente para concluir a venda. 

Empresas como a wconnect e a iOpera fazem esse tipo de trabalho. Ambas são líderes nacionais em big data e contam com um equipe de customer success e sdr capazes de identificar e qualificar seu lead (cliente ideal). Fruto deste trabalho é a lista com os melhores consumidores para o seu produto ou serviço. Já pensou nesta maravilhosa ou você continua acreditando que colocar toda sua equipe para prospectar do zero é mais interessante?

Agora que você já conhece as 5 dicas para conquistar seu cliente ideal, compartilhe essa informação e faça hoje mesmo um vendedor mais feliz. Sua equipe agradece!

Um forte abraço,


Foto: drobotdean/Freepik.

Valêncio Garcia

Valêncio Garcia

Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV
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