Marc Gasperino, líder da prática digital da Korn Ferry na abertura do IT Forum Expo, em São Paulo, afirmou que: …“Muitas companhias estão direcionando suas estratégias para o cliente, mas poucas registram sucesso”. O especialista lembrou que nesse cenário turbulento de transformação digital, surgiu a figura do chief digital marketing (CMO) que passou a liderar iniciativas digitais e mais recentemente o chief digital officer (CDO). Ambos passaram a compartilhar decisões tecnológicas com o CIO, que até então era o único responsável por gerenciar a infraestrutura e deixá-la segura.
A partir desse momento, a dúvida sobre quem deveria liderar iniciativas digitais emergiu. Ainda que os papéis sejam diferentes e se complementem em muitos aspectos, o CIO tem, segundo Gasperino, grandes chances de se tornar o próximo CDO.
Se o CIO tem chances de ampliar as capacidades para cada vez mais liderar iniciativas digitais, o que é preciso para ser um CDO? O especialista indica que o profissional hoje é bom comunicador, opera no modo híbrido, não é guru tecnológico, mas entende de plataformas, dados e audiência. “Ele gerencia times de engenheiros digitais, produtores de conteúdos de marketing e vendas”, detalhou.
Independentemente de quem vai assumir as rédeas da transformação digital ou mesma da terminologia do cargo, Gasperino alerta que se o talento não estiver familiarizado com o digital e abraçar a estratégia, estará fadado ao fracasso.
Leia mais em: http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/117679/empresas-precisam-posicionar-cliente-no-centro-da-estrategia-aconselha-especialista-em-digital
03 vantagens do blockchain para sua empresa
O blockchain é muito mais do que o sistema por trás do bitcoin, as soluções utilizando essa mostraram segurança, flexibilidade e robustez.