A Tecnologia e a área comercial – Geração de Valor com Big Data, Omnichannel e BPM
O IBRAMERC – Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (www.ibramerc.org.br) realizou nos dias 27 e 28 de Outubro de 2017, um debate sobre a utilização da Tecnologia dentro e pela área comercial. O Moderador foi o Superintendente Educacional do IBRAMERC – Alex M.L.F. Leite.
Estavam presentes os executivos das empresas:
João Pedro Ribeiro do Val Diretor Comercial Geofusion | Valêncio Garcia Diretor Comercial da iOpera | |
Marco Salero Gerente de Marketing do UBER | Amanda Paleari Gerente de Vendas Nacional do Cosão do Santinho. |
O debate foi centrado no tema Tecnologia dentro da área comercial, como as empresas geram mais valor utilizando tecnologia em suas operações comerciais.
Estavam presentes 2 executivos de empresas de tecnologia como a Geofusion e a iOpera representando as empresas Neoway e Genesys que são empresas fornecedoras de tecnologia de ponta para geração de valor dentro da área comercial, como por exemplo: Big Data para vender mais e melhor e soluções de Omnichannel para uma melhor experiência do cliente no contato com a empresa.
Do outro lado haviam 2 empresas como o UBER – cliente da iOpera – e o COSTÃO DO SANTINHO que utilizam tecnologia para vender e melhor. O modelerado Alex Leite fez perguntas de que tipo de ferramentas como por exemplo CRM utilizado e se gera valor, as respostas foram unânimes que hoje para um melhor gerenciamento e atendimento do Cliente ferramentas de CRM são imprescindíveis, e que isso somente não é mais um diferencial competitivo.
O executivo da UBER Marco Salero comentou que além do CRM ele contratou agora da iOpera / Neoway uma plataforma de Big Data que o ajudará na prospecção de leads altamente qualificados e no entendimento do ICP – Ideal Customer Profile.
A executiva Amanda do Costão do Santinho, acrescentou que além do CRM eles utilizam ferramentas de Marketing Digital para criar uma taxonomia dos clientes e melhor atende-los.
O público perguntou que essas ferramentas e tecnologia eram somente para grandes empresas, o executivo Valêncio Garcia da iOpera demonstrou que hoje não mais, que muitas empresas pequenas já utilizam dessa ferramenta para serem mais competitivas, já é o caso da utilização de Big Data, CRM e até mesmo Omnichannel com soluções em cloud que diminuem o investimento e tornam acessíveis ferramentas de ponta para pequenas empresas.
Outra informação compartilhada é o quanto a tecnologia é importante no processo de crescimento e redução de custos, as 1.000 (mil) maiores empresas do Brasil – que representam 74% do PIB Brasileiro – cresceram nos últimos 30 anos cerca de 1.500% (mil e quinhentos por cento) em relação a média de crescimento das demais, a pergunta que se faz é: “Por que ?”
A resposta segundo os executivos foi unanime, novamente, na utilização de tecnologia e processos pelas grandes empresas, e que hoje as pequenas também tem acesso a isso, fato que no passado não era possível.
O debate foi finalizado com o consenso de todos de que hoje é praticamente impossível, ou melhor dizendo: não competitivo, trabalhar sem utilizar tecnologia na área comercial.
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