Hoje damos início à série de artigos sobre como valorizar seu negócio com o uso de big data e business analytics.
O universo de possibilidades que a análise de dados possibilita para uma empresa é infinitamente maior do que qualquer outro método. E isso nós podemos afirmar com toda propriedade.
A partir do momento que começamos a analisar novas e diversas fontes de dados digitais, inerentemente uma geração de valor econômico surge. E isso representa muitos tipos de ganhos para as empresas.
Inclusive na forma em que o aparecimento dessas novas informações trarão benefícios tangíveis, o que melhora significativamente a tomada de decisões no mundo dos negócios.
Porém, colher todos os benefícios dessa grande fonte de dados chamada Big Data requer pensamento analítico e planejamento estratégico. Em outras palavras, é extremamente importante estar aberto a essa enorme possibilidade para garantir a evolução do seu negócio.
Ainda a tempo, essa nova forma de analisar e planejar deve estar alinhada com a sua dinâmica, para que sejam incorporadas a forma de decidir.
Como a empresa responde à pressão para gerar valor na tomada de decisões?
Responda com sinceridade esta pergunta sobre dados. Os seus dados e de sua empresa estão registrados em algum mecanismo digital de armazenamento ou ainda são relatórios em papéis, organizados em pastas por mês e ano?
É chegada a hora de compreender as novas tecnologias e principalmente, saber como utilizá-las a seu favor, ou melhor, a favor do seu negócio.
A fonte de dados deve ser movida para o centro da sua empresa.
Costumo dizer que a partir deste momento, com o conhecimento do seu negócio aliado a essas grandes fontes de dados, as análises se tornarão o motor de lógica que impulsionará a tomada das decisões.
Vale lembrar que, a partir deste momento, as decisões são baseadas em fatos e não em achismos. Aliás, é o que eu chamo de combustível das interações.
O engajamento das ferramentas, processos e pessoas, ganhará as percepções necessárias para responder às demandas de negócios com a ação decisiva.
Big Data: tenha sempre uma meta em mente
Todo projeto – não importa o tamanho – começa com um plano, objetivo ou meta! Tenha um objetivo em mente, de forma clara: o que se quer e onde se espera chegar?
Quando você estiver munido do “o que se quer” e “onde se espera chegar”, se prepare para coletar os dados e as análises que serão feitas.
Novas tecnologias e sistemas, tanto dentro como fora da empresa, recolhem dados como nunca antes.
Aqui temos que lidar com a cultura da empresa. Muitas organizações não têm certeza de como usar mais do que um pequeno grupo dos dados disponíveis para gerar vantagens competitivas.
E essa é a grande chave do negócio: vantagens competitivas que o big data e business analytics podem associar ao seu negócio.
Saber o que aconteceu e por que aconteceu não é mais adequado, isso por si só não basta.
Precisamos saber o que está acontecendo agora, o que provavelmente acontecerá a seguir, e as ações que devemos tomar para obtermos o melhor resultado!
No próximo artigo, vamos falar um pouco mais sobre a tomada de decisão.
Espero que você nos acompanhe nesta jornada de artigos.
Um abraço,