Na semana passada demos início a nossa série sobre como valorizar seu negócio com o uso de big data e business analytics. Falamos do universo de possibilidades que a análise de dados proporciona a uma empresa. Hoje vamos falar sobre como tomar decisões baseadas em dados e fatos.
A análise de dados e a decisão
Quando a análise de dados é completa, reúne informações do passado, do presente e até do futuro. Isso porque torna-se possível apresentar tendências futuras.
Com base nesta figura, podemos tirar algumas conclusões. Acompanhe:
Processo Decisório baseado em fatos e na análise de dados para a decisão
O gestor toma decisões embasado em todas as informações geradas de todos os blocos abaixo. E sim, essas informações apresentam os fatos do passado, do presente e até as tendências futuras.
Tendo conhecimento dessas análises, os gestores podem decidir de forma muito mais assertiva e menos intuitiva (nada contra a intuição).
Ou seja, as decisões passam a ser tomadas baseadas em fatos e análises matemáticas que são precisas, independente da experiência do gestor que as está tomando.
Minha opinião é que essa é a melhor forma de decidir, gerando menos estresse e impessoalidade.
Fontes de dados
É importante que a análise de negócio determine as fontes e os mecanismos de buscas tecnológicas. Além disso, de que forma irão coletar os dados que serviram de fonte primária de formação das informações para o processo decisório.
Uma análise super importante neste momento é: que tipo de fonte de dados é relevante para o meu negócio? Onde essas informações deverão ser coletadas, que tipo de informação e qual o mecanismo correto?
Big Data e Business Analytics
Aqui temos um bloco exclusivo para fontes de informações, algoritmos, funções e comportamento dos dados que irão formar as análises.
Em outras palavras, aqueles que podem ser apresentados por meio de um BI – Business Intelligence ou outro tipo de análise. Quais servirão de base para a tomada de decisões?
A experiência na utilização dessa nova forma de decidir derruba mitos e trás à luz decisões que antes eram tomadas sem base científica.
Essa nova forma de auxiliar na tomada de decisão, num primeiro momento, é algo novo e diferente, mas com o passar do tempo mostra-se a que veio. Isso sem contar que em um curto espaço de tempo, será a única forma de tomar decisões.
Bases de Dados
Esse é o bloco que armazena todos os dados de forma coerente para que se possa extrair informações.
É aqui onde essas informações associadas aos algoritmos de negócios demonstram a melhor forma para agir e decidir.
e-Governo
Informações adicionais vindas do Governo são relativamente importantes para a tomada de decisões.
Aqui estamos nos referindo aos impostos, funcionários, FGTS, INSS, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, entre outros.
Todos sabemos que hoje o Governo pode viabilizar ou inviabilizar a abertura de um negócio, por exemplo.
As mudanças nas leis podem favorecer ou inviabilizar negócios. Por isso ter dados e informações do governo se tornou tão importante e decisivo para a tomada de decisões.
Esta imagem ilustra a justificativa da adoção de um consultor externo no processo de análise de dados para a tomada de decisão.
E sim, esta é também uma forma gráfica para atingir os seus objetivos.
Um consultor externo ajuda você a obter esse conhecimento, iniciando com um único caso de uso e, em seguida, aplicando as lições aprendidas para mais iniciativas em toda a empresa.
Ao longo do caminho, as perguntas que emergem irão ajudá-lo a ajustar os processos, abordagens e estratégias para a construção de uma cultura verdadeiramente orientada a dados.
No próximo artigo, vamos falar um pouco mais sobre os desdobramentos da análise de dados para a tomada de decisão.
Espero que você nos acompanhe nesta jornada de artigos.
Um abraço,