BIG DATA: tudo que você precisa saber

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

6-Tips-for-Landing-a-Job-in-the-Big-Data-IndustryUma pesquisa recente Teradata-Forbes Insights apontou que 90% das empresas entrevistadas realizaram investimentos médios e altos em Big Data. Dois terços registraram um impacto grande nas receitas. De acordo com o estudo, o Big Data está moldando o futuro e estimulando oportunidades de inovação em 3 áreas principais:
1. Criação de novos modelos de negócio (54%);
2. Descoberta de novas ofertas de produtos (52%);
3. Monetização de dados a empresas externas (40%).
No início, muitas pessoas questionavam se Big Data não era apenas outra maneira de dizer ‘analytics’, que visa traduzir dados e inseri-los nas estratégias de negócio. No entanto, existem 3 diferenças essenciais:
1. Volume
A partir de 2012, foram criados a cada dia cerca de 2,5 exabytes de dados e esse número dobra a cada 40 meses ou mais. Um exabyte corresponde a um bilhão de gigabytes. Isso dá às empresas a oportunidade de trabalhar com milagres de informações em um único conjunto de dados.
2. Variedade
A capacidade de armazenamento do Big Data inclui dados procedentes de diversos formatos como documentos, áudios, vídeos, imagens, mensagens, entre outros.
3. Velocidade
Com a grande velocidade de criação e transmissão de dados, uma empresa pode ter acesso às informações praticamente em tempo real, tornando-se cada vez mais ágil.
Como o Big Data pode ajudar sua empresa?
Os carros autônomos do Google e as sugestões de ofertas online como as da Amazon e sites de compra são exemplos de aplicações do Big Data. Confira algumas formas de aproveitar o grande volume de dados em sua empresa:
1. Utilizar as informações recebidas para compreender melhor os seus negócios e aprimorar o desempenho de sua companhia;
2. Tomar decisões baseadas em dados;
3. Fazer previsões sobre o desempenho dos funcionários no futuro;
4. Manter uma relação mais personalizada com os clientes;
5. Saber o que os consumidores estão dizendo sobre a empresa nas redes sociais.
A pesquisa Teradata-Forbes também revelou que ainda há diversos obstáculos relacionados ao Big Data, como respeito à cultura, estratégia e operações. Mais da metade dos entrevistados observou que a adoção de uma cultura orientada a dados é a maior barreira.
Um dos grandes desafios associados à conversão de dados em percepções de construção de negócios é que muitas empresas ainda dependem de seus instintos para tomar decisões. É o que indica um artigo da revista Forbes, que também diz que esse ‘problema’ irá desaparecer ao longo do tempo e a tendência é que as decisões sejam tomadas com base nos dados e análises. Será?
Artigo original disponível em: 
https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/big-data-o-que-voce-precisa-saber.html

Valêncio Garcia

Valêncio Garcia

Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Post Relacionados